Creche
Institucional

Creche Dom Luís Mousinho

“Cuidando e Educando para a Vida

    A Creche Dom Luis Mousinho foi criada em 16 de dezembro de 1989 pela Fundação São Lucas, com o objetivo de atender gratuitamente a 50 crianças na faixa etária de 4 meses a 3 anos da comunidade carente ou baixa renda de Aracaju e de funcionários da Clínica e Hospital São Lucas e da Fundação São Lucas . 

O funcionamento está autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Sergipe, nos termos da Resolução n° 189/CEE de 18/08/2005. 

MISSÃO: Colaborar com a família e a sociedade no processo de Cuidar e Educar para Vida.

VISÃO: Ser referência na educação de crianças de 0 a 3 anos no Estado de Sergipe.

Os critérios para acesso e permanência da criança são:  

1º)  Ser funcionário (a) do Hospital São Lucas e da Fundação São Lucas.

2º) Ser trabalhador (a) doméstico (a) com renda familiar de até um (1) salário mínimo. 

VALORES:

Compromisso – com a administração de recursos

Cooperação – na equipe de trabalho e com as famílias

Amor e Alegria – em tudo que se faz

Saúde Integral – atender a criança buscando garantir seu bem- estar físico, mental e social

Ética – servir a comunidade respeitando os critérios de acesso e de permanência da vaga

 

PROJETOS SÓCIO-EDUCACIONAIS

1. Projeto Educando: 

Objetivo: Oferecer aos pais um espaço de discussão/ reflexão sobre assuntos de cidadania, saúde, nutrição, educação infantil, família, política entre outros, com o objetivo de conscientizá-los para a vida em sociedade.

2. Projeto de Capacitação Continuada para os colaboradores:

 Por Meio do Gerenciando Resultados: Permitir  o acompanhamento do desempenho e a avaliação de competência pré- definidas,  por meio de avaliações  individuais realizadas bimestralmente. Através desse modelo de auto-avaliação o colaborador poderá analisar semestralmente suas atividades, corrigir possíveis erros e planejar seu desempenho, melhorando seu desempenho profissional.

3. Projetos Pedagógicos

A Creche Dom Luís Mousinho tem sua proposta pedagógica baseada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nos conceitos filosóficos do sócio-interacionismo defendidos por Vygotsky. Portanto temos como objetivo a garantia do bem estar da criança de forma integral, desenvolvendo os aspectos social, físico e cognitivo, a partir das interações sociais, as quais fomentam diversos tipos de aprendizagem.

Com base nisso, os projetos pedagógicos são planejados para que as crianças realmente tenham experiências significativas, que estimulem o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da linguagem, da comunicação, da imaginação e da fantasia.  O faz-de-conta, os jogos pedagógicos, a musicalização, as brincadeiras, as atividades lúdicas e a organização do espaço físico-pedagógico são ferramentas indispensáveis na elaboração e execução dos projetos pedagógicos da Creche.

4. Projeto de Captação de Recursos:

Feira de Roupas Usadas

Oficinas para educadores infantis: são oficinas educacionais direcionadas aos professores, auxiliares de classe, berçaristas, babás e outros interessados no universo infantil. Preparamos o curso com profissionais especializados na infância onde abordaremos temáticas importantes para quem lida com a educação de crianças.

Webmail

FUNDAÇÃO SÃO LUCAS

Institucional | Notícias | Contato

Praça Tobias Barreto, 1042, Bairro São José
Aracaju - Sergipe - Brasil. Cep: 49015-130
Tel.: (79) 3213-1115 / 9914-4938

PARCEIROS